Perfeccionista

Os perfeccionistas avaliam a si mesmos e aos outros com padrões altos para alcançar resultados concretos. Essa atenção aos padrões pode ser valiosa para uma organização.

Ilustra_avaliador@3x.png

Descrição de perfil

Os perfeccionistas são pessoas sistemáticas e precisas que gostam de seguir determinados procedimentos em suas vidas pessoais e profissionais. Extremamente responsáveis, eles são diligentes em um trabalho que requer atenção aos detalhes e precisão. Por desejarem condições estáveis e atividades previsíveis, os Perfeccionistas sentem-se mais confortáveis em um ambiente de trabalho bem definido. Eles querem detalhes sobre as entregas que estão por vir, requisitos de tempo e procedimentos de avaliação. Os perfeccionistas podem ficar atolados nos detalhes do processo na hora de realizar uma tomada de decisão. Eles podem tomar decisões importantes, mas podem ser criticados pela quantidade de tempo que levam para tomá-las, devido ao período que passam analisando a informação. Embora eles gostem de ouvir as opiniões de seus gerentes, os perfeccionistas assumem riscos quando há fatos que podem interpretar e usar para tirar suas próprias conclusões. Os perfeccionistas avaliam a si mesmos e aos outros com padrões altos para alcançar resultados concretos. Essa atenção aos padrões pode ser valiosa para uma organização. Podem ter valor muito pelo que fazem e não por quem são como pessoas.

Emoções

Exibe sua competência; É contido e cauteloso.

Objetivos

Estabilidade e realização profissional.

Como julga outras pessoas 

A capacidade de estabelecer padrões.

Como influencia outras pessoas

Por ter atenção aos detalhes e precisão.

Valor para organizações

Perfil responsável; mantém padrões altos e controla a qualidade.

Comportamentos recorrentes

Tem procedimentos “à prova de falhas”; excessiva dependência de pessoas, produtos e processos que funcionaram no passado.

Reação sob pressão

Torna-se diplomático.

Medos e fraquezas

Antagonismo.

Pontos fortes

Preza pela independência e interdependência e pela flexibilidade de papéis.